quinta-feira, 11 de junho de 2015

Balanço da greve será apresentado em assembleia


Exatos 15 dias depois do início da greve, técnico-administrativos da UNILA se reúnem nesta sexta-feira, 12, para avaliar as atividades e traçar novos rumos da paralisação. A assembleia ordinária será no auditório da unidade do Jardim Universitário (Uniamérica), a partir das 8h30.

Um dos principais pontos da pauta será a discussão sobre a convocação dos representantes da categoria no Conselho Universitário, para que participem de um encontro com os TAEs na próxima semana. Como já vem sendo debatido amplamente desde o início da mobilização, o modelo paritário do Consun, com representação em igual percentual por parte de discentes, docentes e técnico-administrativos, vem sendo colocado em xeque. Preocupados como este contexto, que coloca em risco o próprio projeto original da universidade, os técnicos querem garantir que os seus representantes no Consun tomem decisões de acordo com o que deseja a categoria. Por isso, a convocação.

Tema dos mais relevantes, a paridade tem mobilizado não apenas os TAEs, mas toda a comunidade unilera. No caso dos discentes, o assunto será debatido na mesa-redonda Reforma Universitária e Paridade, prevista para o dia 16, e Análise de Conjuntura e mobilização, que acontece em 19 de junho, data em que ocorre a próxima reunião ordinária do Conselho Universitário. Para garantir a amplitude dos debates, os discentes convidaram os técnicos a compor a mesa e participar das discussões. A aceitação deste convite e a escolha do representante que comporá a mesa também ocorrem na assembleia desta sexta. Outra apreciação que deverá ser feita pelo conjunto é a participação de um representante dos TAEs na assembleia da Adunila, órgão representativo dos docentes.

 

Greve

Em relação à greve, a assembleia de sexta-feira terá como fim atualizar a categoria sobre os avanços conquistados desde o dia 29. Entre eles, está a entrega formal, à Reitoria, do documento com a pauta local de reivindicações, que aconteceu na terça-feira, 9. O ato de entrega foi feito pelo Comando de Greve ao vice-reitor, Nielsen de Paula Pires. Ao final do encontro, surgiu a intenção de

manter uma Plenária com  a participação da Reitoria, para a discussão da pauta local. A organização dessa Plenária será colocada em votação também nesta sexta-feira.

À lista de itens da assembleia deste dia 12 consta ainda discutir sobre a criação de um grupo de trabalho para redigir uma minuta relacionada ao adicional de fronteira; avaliar a moção de apoio à greve no Consun, enviada por um dos conselheiros, e a aprovação das atividades que serão desenvolvidas na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário